Donald Trump é multado por descumprir ordem da Justiça e obstruir investigação

Ex-presidente americano não entregou documentos exigidos em ação que investiga transações financeiras da Trump Organization

Escrito por AFP ,
Donald Trump
Legenda: Juiz diz que Donald Trump descumpriu ordem judicial e impõe multa de US$ 10 mil
Foto: Isac Nóbrega/PR/Agência Brasil

Um juiz de Nova York ordenou, nesta segunda-feira (25), ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagar 10 mil dólares diários até que concorde em entregar documentos contábeis e fiscais como parte de uma investigação civil em suas empresas.

"Esta é uma grande vitória, um tribunal decidiu a nosso favor para condenar Donald Trump por obstrução", escreveu no Twitter a procuradora-geral do estado de Nova York, a democrata Letitia James.

Veja também

O ex-presidente "deve pagar 10 mil dólares por dia enquanto continuar desafiando a ordem judicial de entregar documentos ao meu escritório", disse James, que investiga há anos uma possível fraude nas práticas fiscais da Organização Trump.

Em 17 de fevereiro, a procuradora conseguiu que um juiz de Nova York ordenasse que o magnata republicano e seus filhos Donald Jr. e Ivanka testemunhassem sob juramento no âmbito desta investigação, uma decisão contra a qual os Trump apelaram. 

O tribunal também solicitou antes de 31 de março uma série de documentos contábeis e fiscais sobre a Organização Trump. Diante da falta de resposta, James voltou a se apresentar à Suprema Corte do estado de Nova York para pedir que Trump seja declarado responsável de "obstrução por sua recusa de cumprir uma ordem judicial".

Fraude

O gabinete da procuradora-geral de Nova York suspeita que a Organização Trump tenha inflado de forma "fraudulenta" o valor de seus imóveis ao solicitar empréstimos bancários e o subestimado às autoridades para pagar menos impostos. 

Além desta investigação, que ocorre na esfera civil, uma investigação criminal separada foi aberta em Manhattan sobre possível fraude financeira dentro do grupo Trump.

Assuntos Relacionados