Deslizamento de terra na cidade de Atami no Japão deixa pelo menos vinte desaparecidos e feridos

Chuvas intensas soterraram casas na cidade costeira de Atami

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Deslizamento de terra em Atami no Japão
Legenda: Deslizamento de terra em Atami no Japão, deixa pelo menos vinte desaparecidos
Foto: AFP

Pelo menos 20 pessoas estão desaparecidas e duas em estado grave após um deslizamento de terra na cidade costeira de Atami, no centro do Japão, neste sábado (3). Várias casas foram soterradas devido às fortes chuvas.

O governador da província da região de Shizuoka, Heita Kawakatsu, afirmou que os deslizamentos ocorreram por volta de 10h30 (horário de Brasília), deixando vinte desaparecidos e duas pessoas feridas, em estado grave. 

"Devido à ação das chuvas torrenciais, o terreno cedeu e uma avalanche se formou (...) Em sua passagem, varreu casas e habitantes e cortou uma rodovia nacional", disse Kawakatsu. 

Segundo imagens do local, uma torrente de lama destruiu algumas casas e soterrou outras na cidade, após dias de chuva intensa. Os habitantes fugiram tentando se proteger.

A cidade, localizada na região rural de Shizuoka, fica a cerca de 90 km da capital, Tóquio, e é conhecida por suas fontes termais. Cerca de 2.800 casas continuam sem energia, de acordo com a empresa de energia Tepco. 

Deslizamento de terra atingiu a cidade costeria de Atami, no Japão
Legenda: Deslizamento de terra atingiu a cidade costeria de Atami, no Japão
Foto: AFP

"Ouvi um barulho terrível e vi uma avalanche de lama descendo, enquanto alguns trabalhadores pediam às pessoas que evacuassem. Também corri para me proteger nas alturas", relatou uma testemunha ao canal público NHK.

"Quando voltei, as casas e os carros tinham desaparecido", acrescentou.

Nível de alerta máximo

O primeiro-ministro Yoshihide Suga anunciou que os serviços de emergência e as forças de autodefesa japoneses  iniciaram as operações de resgate e evacuação, alertando que ainda mais chuvas torrenciais são esperadas.

"Temos que manter o nível máximo de alerta", declarou ele após uma reunião de emergência. 

Atami registrou em 48 horas, até a madrugada deste sábado, precipitação de 313 mm. O acumulado é superior à média de 242,5 mm normal para todo o mês de julho. 

A circulação do Shinkansen, o trem japonês de alta velocidade, foi temporariamente suspensa entre Tóquio e Osaka (oeste) em decorrência das fortes chuvas, e o serviço de outros trens também foi interrompido, segundo os sites das companhias ferroviárias.

Deslizamento de terra atinge cidade costeira no Japão
Legenda: Primeiro-ministro do Japão disse que região está em alerta máximo
Foto: AFP

O deslizamento ocorreu em plena estação chuvosa no Japão, que costuma causar inundações e deslizamentos de terra. 

Em 2018, mais de 200 morreram após inundações devastadoras no oeste do Japão. Em 2020, as enchentes mataram dezenas de pessoas em meio à pandemia do coronavírus, o que tornou os esforços de resgate mais difíceis. 

Segundo os cientistas, o fenômeno tem sido acentuado pelas mudanças climáticas, à medida que uma atmosfera quente retém mais água, aumentando o risco e a intensidade de chuvas extremas.

Assuntos Relacionados