China recupera caixa-preta do boeing 737-800, e buscas são interrompidas por causa de chuvas

O equipamento foi encontrado nesta quarta-feira (23)

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
avião cai na china
Legenda: Ainda não confirmação de sobreviventes no acidente aéreo da última segunda-feira (21)
Foto: CNS/AFP

A  Administração da Aviação Civil da China (CAAC) informou que uma caixa-preta do Boeing 737-800 foi recuperada nesta quarta-feira (22). O equipamento pertence a aeronave que caiu no sudoeste do país com 132 pessoas a bordo. Ainda não há informação oficial sobre as causas do acidente aéreo. 

Veja também

"Uma caixa-preta do voo da MU5735 da China Eastern Airlines foi encontrada em 23 de março", afirmou Liu Lusong, porta-voz da CAAC. 

Boeing 737-800 está equipado com duas caixas-pretas: uma na parte posterior da cabine de passageiros, que registra os dados do voo, e outra na cabine de comando, que tem um gravador (ditafone) incorporado. 

"No momento, não sabemos se é o (aparelho) que registra os dados ou o gravador da cabine de comando", disse Mao Yanfeng, diretor da CAAC, citado pela imprensa estatal.

Ainda nesta quarta-feira, a chuva interrompeu as buscas por possíveis sobreviventes e pelas caixas-pretas da aeronave. 

O voo MU5735 da China Eastern Airlines caiu em uma uma montanha de Wuzhou (sul) na última segunda-feira (21), quando viajava de Kunming (sudoeste) para Guangzhou (sul).

Centenas de bombeiros, militares, médicos e voluntários foram mobilizados para buscar vestígios dos passageiros, de seus pertences, assim como as caixas-pretas, que ainda não foram localizadas.

Sem sobreviventes

Um funcionário da CAAC afirmou nessa terça-feira (22) que não foram encontrados sobreviventes até o momento. O avião caiu praticamente na vertical, antes de pegar fogo, o que reduz a praticamente zero as esperanças.

As buscas foram suspensas nesta quarta-feira devido às fortes chuvas, que deixaram a área do acidente tomada por lama e dificultam o acesso das equipes de emergência. 

"É possível que aconteçam pequenos deslizamentos de terra", afirmou um repórter do canal estatal CCTV, que também disse que ainda é possível sentir o cheiro de querosene no local.

A possível confirmação das mortes de todos os 123 passageiros e nove integrantes da tripulação transformaria este no pior acidente de avião desde 1994 na China, onde a segurança aérea é considerada muito boa por especialistas. 

De acordo com a CCAA, todas as pessoas a bordo eram de nacionalidade chinesa. Sem a localização de uma caixa-preta, as razões da tragédia permanecem desconhecidas.