Áustria impõe lockdown para não vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (15)

Saída de moradores acima de 12 anos estará liberada apenas atendimento médico, atividade física e compras

Escrito por AFP ,
antivacinação áustria
Legenda: Manifestantes antivacinação protestaram em Viena após a decisão do governo da Áustria
Foto: Georg Hochmuth/APA/AFP

Pessoas não vacinadas contra a Covid-19 ou que se recuperaram recentemente da doença pandêmica terão que obedecer um confinamento a partir desta segunda-feira (15), na Áustria. A decisão do novo lockdown nacional foi anunciada neste domingo pelo chanceler  Alexander Schallenberg.

"A situação é grave (...) Não adotamos a medida de maneira leve, mas infelizmente é necessária", explicou Alexander Schallenberg em uma entrevista coletiva em Viena.

Veja também

Quase 65% da população recebeu as duas doses da vacina na Áustria, percentual inferior à média europeia, que é de 67%, e longe de países como Espanha (79%) e França (75%). 

Schallenberg considerou o índice "vergonhosamente baixo" ao anunciar na sexta-feira o plano de confinamento. 

Restrições

As pessoas afetadas pela medida não poderão deixar suas casas, exceto para fazer comprar, praticar atividades físicas ou receber atendimento médico. O confinamento será aplicado a todos nesta situação a partir dos 12 anos. 

O governo avaliará os resultados das restrições em um prazo de 10 dias, informou o ministro da Saúde, Wolfgang Mückstein, que pediu aos hesitantes que aceitem a vacina o mais rápido possível. 

A medida deve ser aprovada pelo Parlamento durante a tarde, o que 'a priori' é uma simples formalidade.

No sábado (13), a Áustria registrou mais de 13 mil novos casos de Covid-19 em um país com mais de 9,8 milhões de habitantes. Este é o maior número de contágios desde o início da pandemia.

Assuntos Relacionados