Veja imagens do submarino Titan, que desapareceu ao levar pessoas até o Titanic

Operação de resgate é realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos

Tipo de submarino, o submersível Titan, que desapareceu no Atlântico com cinco pessoas a bordo, é utilizado pela OceanGate Expeditions para levar turistas até o local do naufrágio do Titanic.

Em formato de um tubo estreito, com uma escotilha de entrada na parte frontal, o Titan mede 6,7 metros de comprimento e 2,8 metros de largura. Atinge velocidade máxima de três nós - ou seja, 5,5 km por hora.

Apesar de a empresa responsável pelo submarino realizar expedições em alto-mar, a embarcação não possuía nenhum certificado de órgão regulador. E os tripulantes tiveram que assinar um termo em que declaravam saber os riscos que a viagem poderia trazer. 

Vídeo

Em julho de 2022, equipe de emissora CBC News, do Canadá, entrou no submarino e mostrou o interior do equipamento.

Buscas são complexas

A Guarda Costeira americana explicou que as operações de busca ao submarino são complexas. "É um desafio realizar uma busca nessa área remota, mas estamos mobilizando todos os recursos disponíveis para garantir que possamos localizar a embarcação e resgatar as pessoas a bordo", afirmou na segunda-feira o contra-almirante John Mauger.

"Trabalhamos muito duro para encontrá-los", frisou.

As buscas, na superfície ou debaixo d'água, envolvem uma região "de quase 1.450 quilômetros ao leste de Cape Cod, a uma profundidade de cerca de 4 mil metros".

O tempo é um fator crítico. A embarcação tem reservas de oxigênio para o tempo máximo de 96 horas para uma tripulação de cinco pessoas. 

As buscas aéreas, que não apresentaram resultados na segunda-feira, foram suspensas durante a noite. O navio Polar Prince, do qual zarpou o submarino, e uma unidade da Guarda Nacional continuaram rastreando a região durante a noite.

Veja o que se sabe até agora

Quando o submarino Titan desapareceu?

A comunicação com o submersível, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no último domingo (18), quase duas horas após o equipamento iniciar a descida em direção ao que restou do Titanic.

Quem estava no submarino Titan?

Estão a bordo do submersível o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation; o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a companhia responsável pelo Titan, que cobra 250 mil dólares (aproximadamente R$ 1,2 milhão) por turista.

A quantos quilômetros de profundidade está o Titanic?

O que sobrou do Titanic está no fundo do oceano, a quase 4 mil metros de profundidade e a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá.

James Cameron, diretor do filme Titanic, já visitou o navio?

Sim. O cineasta já mergulhou 33 vezes para visitar os destroços da embarcação. Ele, inclusive, lançou um documentário sobre isso, em 2003: "Fantasmas do abismo". Procurado pelo canal americano CNN, Cameron não comentou o desaparecimento do Titan no último domingo (18).