Localizado no litoral sul do Peru, o departamento de Arequipa foi atingido por um terremoto de magnitude 6,3 na escala Richter, nesse domingo (16). Apesar da intensidade, o tremor não deixou vítimas ou causou grandes danos.
De acordo com observações do Instituto Geofísico do Peru (IGP), o fenômeno, que ocorreu às 11h47 no horário de Brasília, teve como epicentro uma região do Oceano Pacífico, próxima à pequena cidade de Chala, onde moram cerca de 10 mil pessoas.
Mesmo que o tremor tenha ocorrido no mar, as autoridades descartaram a necessidade de ativar o alarme de tsunami, segundo a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra.
Em relatório, o Instituto Nacional de Defesa Civil afirmou que a população classificou a intensidade do evento entre “moderada” e “forte”, e garantiu não haver vítimas: “Até o momento, não foram reportados danos materiais ou vítimas”.
VEJA REGISTROS DO TERREMOTO
Em imagens compartilhadas nas redes sociais, é possível observar deslizamentos de rocha nas montanhas de Arequipa.
6.3 Earthquake Hits Peru - Sismo de 6.3 Sacude Perú#earthquake #quake #sismo #Tsunami #Hoy #Nazca #terremoto #temblor #Atiquipa #Lima
— Meteor News (@FishNewsChannel) June 16, 2024
Long Version: pic.twitter.com/fuuSCeO5Km
Em outras filmagens, registradas após o fenômeno, autoridades aparecem retirando pedras de estradas próximas às formações rochosas.
#earthquake #Peru #sismo #Chala #Caravelí #Tocota #Mollehuaca #Arequipa #temblor #terremoto #erdbeben #Ica #Moquegua #Tacna #Lima #PanamericanaSur #landslide
— Tetova News (@TetovaNews1) June 17, 2024
Fuerte sismo en Arequipa: movimiento de magnitud 6.3 se sintió en toda la costa sur del #Perú pic.twitter.com/G8IQqijqrK
TERREMOTOS NO PERU
Possuindo aproximadamente 33 milhões de habitantes, o Peru faz parte do chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, região com a maior atividade sísmica do mundo. Por isso, é comum ocorrerem, pelo menos, 100 terremotos perceptíveis à população peruana por ano.