O foguete Starship, da SpaceX, explodiu no ar, no Texas, poucos minutos após a decolagem em seu primeiro teste de voo, na manhã desta quinta-feira (20). O equipamento decolou às 10h33 (horário de Brasília) e, quatro minutos depois, pegou fogo e estourou.
O propulsor estava programado para se separar da cápsula do Starship três minutos após o lançamento, mas a separação não ocorreu e o foguete explodiu. Além disso, dos 33 motores do foguete, cinco falharam.
Na transmissão oficial do teste de voo, a equipe da SpaceX aparece comemorando a decolagem ter sido bem-sucedida. Uma das hipóteses para a celebração é de que a tentativa, por si só, já gerou dados para os testes da companhia.
No Twitter, Elon Musk, dono da empresa do segmento aeroespacial, parabenizou a equipe. "Emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses", escreveu o bilionário.
Voo orbital
O primeiro voo orbital do Starship é considerado essencial para o plano do bilionário Elon Musk de tentar colonizar Marte. Além disso, ele também intenciona levar astronautas para a Lua.
Em maio de 2021, a SpaceX fez lançamentos e pousos bem-sucedidos com o protótipo do foguete. Foram necessárias quatro tentativas que também acabaram em explosões.
Nesta primeira missão do Starship, o objetivo, porém, não é transportar pessoas nem carga, apenas testar os motores do equipamento e a capacidade dele de fazer um pouso controlado.