Autoridades encontraram restos mortais de pelo menos 13 corpos guardados em congeladores no estado de Veracruz, região atingida pela violência ligada ao crime organizado. Os corpos foram localizados no domingo (13), na cidade de Poza Rica, no leste do México.
Segundo a procuradora de Veracruz, Verónica Hernández, em uma coletiva de imprensa, seis pessoas suspeitas deste crime estão sob custódia. "Em um dos primeiros indícios coletados, infelizmente pode haver mais de 13 corpos, com a probabilidade de que haja outros em processo de identificação", disse.
A ação ocorre após a Polícia mexicana perseguir um homem que se escondeu em um prédio onde havia três pessoas sequestradas, disseram fontes não oficiais à AFP.
No local, as autoridades encontraram diversos congeladores com bolsas repletas de restos humanos. Após esta descoberta, policiais realizaram operações na região e encontraram mais vestígios em outra casa.
Rotas mais utilizadas por traficantes de drogas
O estado de Veracruz, conhecido mundialmente pelo cultivo de café e baunilha, também é uma das rotas mais utilizadas por traficantes de drogas para o transporte destas substâncias ilícitas aos Estados Unidos.
Em setembro de 2011, pistoleiros jogaram 35 corpos em vias públicas e em plena luz do dia na cidade de Boca del Río.
O México registra mais de 400 mil assassinatos desde que o governo lançou uma polêmica ofensiva militar antidrogas em 2006, assim como mais de 110 mil desaparecimentos desde 1962, a maioria atribuídos a organizações criminosas.
O atual governo mexicano, liderado pelo presidente Andrés Manuel López Obrador, tenta abordar o problema de outra maneira e prefere atacar as raízes do crime, como a pobreza e a falta de oportunidades entre os jovens.