Possíveis restos humanos são encontrados em destroços do submarino da OceanGate

Guarda Costeira dos Estados Unidos seguirá investigando para evitar tragédias futuras

Especialistas recuperaram supostos restos humanos dos destroços do submersível Titan, que implodiu durante uma imersão até a carcaça do Titanic, informou a Guarda-Costeira dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28).

"A análise formal dos supostos restos humanos, cuidadosamente recuperados, será conduzida por profissionais médicos dos Estados Unidos", afirmou a Guarda-Costeira em um comunicado, após partes dos destroços serem desembarcadas no leste do Canadá.

A Guarda Costeira Estadunidense ainda acredita há "muito trabalho a ser feito para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titan". Os estudos poderão evitar que uma tragédia semelhante aconteça.

O Titan era um submersível da OceanGate que levava cinco pessoas aos destroços do Titanic. Todos a bordo do veículo morreram.

Os destroços resgatados do submarino Titan foram retirados da água nesta quarta. O Conselho de Investigação da Marinha (Marine Board of Investigation, em inglês) irá coleta de evidências e entrevistas com testemunhas para informar uma audiência pública sobre esta tragédia.

Implosão do Titan

As mortes dos cinco passageiros que estavam a bordo do submarino desaparecido foi confirmada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, em 22 de junho. O órgão detalhou que a cabine de pressão do Titan foi encontrada destruída em três pedaços a cerca de 500 metros do Titanic.

Os primeiros levantamentos apontam que houve uma implosão, causada por uma perda de pressão da cabine do submersível. "Nós vimos que a cabine de pressão estava ali em três pedaços, e podemos considerar que o submarino foi destruído e vamos mapear o que aconteceu a partir disso", disse John Mauger, contra-almirante da Guarda Costeira dos EUA.

As cinco mortes também foram confirmadas pela OceanGate, empresa responsável pelo submersível. "Toda a família OceanGate é profundamente grata aos inúmeros homens e mulheres de várias organizações da comunidade internacional que enviaram recursos de grande alcance e trabalharam arduamente nesta missão", disse nota.