Pela primeira vez na história, modelos usaram maiôs durante desfile na Arábia Saudita, nessa sexta-feira (17). O evento foi considerado extremamente significativo, já que a tradição do país muçulmano não permite que mulheres apareçam em público sem a abaya preta.
Proprietária da marca à frente do desfile, a estilista marroquina Yasmina Qanzal falou sobre o feito inédito, ressaltando que a coleção valoriza a cultura árabe.
“Quando viemos para cá, entendemos que um desfile de maiôs na Arábia Saudita era um momento histórico. É verdade que este país é muito conservador, mas tentamos mostrar maiôs elegantes que representam o mundo árabe", afirmou ela.
Tendo assistido ao desfile de perto, a influenciadora de moda Shouq Mohammed aprovou a novidade: “É a primeira vez que um desfile de maiôs acontece na Arábia Saudita, mas por que não? É possível e nós conseguimos aqui”.
Outro influenciador presente no evento, o francês Raphael Simacourbe considerou o desfile como um “grande sucesso”. “É muito corajoso da parte deles fazer isso hoje, então, estou muito feliz de assistir”, declarou.
VEJA FOTOS DO DESFILE
REFORMAS SOCIAIS NA ARÁBIA SAUDITA
Constantemente associada à repressão feminina, a Arábia Saudita é o berço do wahhabismo, uma interpretação puritana do islamismo, que impõe diversas restrições às mulheres.
No entanto, nos últimos anos, o país tem realizado lentas reformas sociais. As mudanças têm aliviado as restrições impostas ao gênero feminino e aberto a economia para o entretenimento.