O papa Francisco anunciou, nesta quarta-feira (28), que seu antecessor, Bento XVI, de 95 anos, está "muito doente".
"[Peço] Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja, recordemos, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim", disse Francisco durante a audiência geral.
Saúde de Bento XVI
Bento XVI se tornou, em 2013, o primeiro papa a renunciar ao posto em seis séculos. Desde então ele vive afastado do olhar público e mora no Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano. As poucas fotografias publicadas do papa emérito mostram que sua saúde piorou nos últimos anos.
Em 2013, ele mencionou justamente seu declínio físico como uma das razões pelas quais decidiu renunciar ao cargo de chefe da Igreja Católica.
Em abril, o arcebispo Georg Gaenswein, que foi secretário de Bento XVI durante vários anos, declarou ao Vatican News que o papa emérito estava "relativamente frágil", mas de "bom humor".
Vaticano confirma agravamento
O Vaticano confirmou o agravamento do estado de saúde do papa emérito, informando que o teólogo alemão está sob supervisão médica e recebeu a visita do papa Francisco.
"Posso confirmar que, nas últimas horas, houve um agravamento ligado à sua idade avançada. A situação continua sob controle, supervisionada de forma permanente pelos médicos", anunciou, em comunicado, o diretor do serviço de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.