O papa Francisco reconheceu a canonização do beato italiano Carlos Acutis nesta segunda-feira (1º).
O adolescente se tornou o primeiro millenial santo, segundo o site Vatican News, principal veículo de notícias do Vaticano. Ele teve seu segundo milagre reconhecido pelo Papa em maio.
Carlos Acutis foi um jovem católico que morreu de leucemia aos 15 anos em 12 de outubro de 2006, no dia de Nossa Senhora Aparecida.
O adolescente ficou conhecido como "Padroeiro da Internet" entre os fiéis por causa do trabalho de evangelização que fazia nas redes sociais.
A canonização foi aprovada pelo Papa nesta segunda-feira em reunião com o Colégio de Cardeais no Vaticano.
Durante o encontro, um relatório apresentado pelo Cardeal Marcelo Semeraro descreveu Acutis como "acolhedor e carinhoso com os mais pobres, e ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal."
O Vatican News informou que Acutis vai ser canonizado durante o Jubileu de 2025. O Jubileu é uma comemoração da Igreja Católica que acontece em Ano Santo a cada 25 anos -- a última foi em 2000.
Acutis é tratado como millennial pelo Vatican News. Millenials são as pessoas que nasceram entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, a primeira metade da década de 1990. Carlos nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra, mas passou toda sua vida na Itália.