Morre Marc Bohan, ex-diretor artístico da Dior, aos 97 anos

Designer foi o nome que comandou a grife francesa por mais tempo

Designer e ex-diretor artístico da grife francesa Dior, Marc Bohan faleceu, na última quarta-feira (6), aos 97 anos, em casa, na Borgonha, França. A informação sobre a morte foi divulgada pela marca nesta sexta-feira (8).

Na ocasião, a empresa de luxo compartilhou, em um dos perfis que mantém nas redes sociais, uma homenagem ao antigo comandante. No texto, ela lembra que Bohan dirigiu o setor artístico por quase três décadas, entre 1961 e o fim dos anos 1980.

"A sua extraordinária criatividade, modernidade e liberdade vanguardista nunca deixaram de inspirar os nossos designers. Nossos pensamentos estão com a família e amigos dele", diz a grife.

Bohan foi quem substituiu o nome de Yves Saint Laurent no comando da marca de luxo, além de ser o que mais tempo durou no cargo, superando inclusive o próprio fundador, Christian Dior.

A CEO da empresa, Delphine Arnault, também prestou uma homenagem ao designer, destacando que ele "foi um criador único querido ao coração da nossa casa, unindo a elegância Dior com o seu espírito livre". 

"Um homem de imenso talento que marcou profundamente tanto a nossa história como a da moda”, completou a executiva. 

Em 2018, a editora Assouline lançou o livro “Dior by Marc Bohan: 1961-1989”, em que os autores Jerome Hanover e Laziz Hamani se debruçam sobre a influência do designer na marca francesa.