Um grupo de apoiadores de Donald Trump invadiu o Capitólio, sede do congresso americano, na tarde desta quarta-feira (6) causando a interrupção da sessão que confirmaria a eleição do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos.
>> Trump pressiona secretário da Geórgia a recalcular votos a seu favor, diz jornal
>> Não encontramos fraudes que tenham alterado a eleição, diz secretário de Justiça dos EUA
O Congresso dos Estados Unidos começou hoje a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral. A sessão teve uma pausa por volta das 14h no horário local (16h em Brasília), enquanto os senadores e deputados discutiam a contagem dos votos no estado do Arizona.
Vários prédios de escritórios do Congresso americano foram evacuados enquanto os apoiadores do presidente Donald Trump cercavam o Capitólio em protesto contra a derrota, segundo imagens de jornalistas no local.
A polícia ordenou que os funcionários esvaziassem o edifício Cannon e outros escritórios vizinhos ao Capitólio, depois que Trump pediu a seus seguidores que se manifestassem contra a certificação da vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro, o que ocorre nesta tarde em uma sessão conjunta do Congresso.
"Acabo de evacuar meu escritório no Cannon", disse a legisladora republicana Nancy Mace em um tuíte. "Agora, estávamos vendo manifestantes agredindo a polícia do Capitólio". "Isso está mal. Isto não é o que somos", acrescentou.