Após quatro dias do terremoto na Turquia, que já resultou em mais de 22 mil mortos, uma mãe e o bebê recém-nascido dela foram resgatados nesta sexta-feira (10). O resgate aconteceu na província de Hatay, localizada no sul do país, uma das mais afetadas pelo desastre natural.
Conforme O Globo, o pequeno Yagiz tem apenas dez dias de vida e permaneceu nos escombros desde o dia do terremoto. O momento foi registrado em vídeo, mostrando o cuidado dos profissionais ao retirarem o bebê.
Além disso, ele foi coberto por uma manta térmica e recebeu os primeiros-socorros em uma ambulância. A mãe também foi levada em maca.
Na imprensa local, o resgate foi descrito como milagre, considerando que o frio no país e as condições de soterramento podem reduzir as chances de sobrevivência.
Mulher resgatada após 100 horas soterrada
Outro resgate que ocorreu nesta sexta-feira foi de uma mulher de 40 anos. Ela ficou mais de 100 horas soterrada sob escombros de uma casa que desabou durante o terremoto na Turquia na última segunda (6). O socorro foi realizado pelas equipes de emergências alemãs, na cidade truca Kirikhan.
"A equipe de resgate trabalhou mais de 50 horas para abrir caminho entre os escombros e alcançar a mulher", disse a ONG alemã I.S.A.R (sigla para Busca e Resgate Internacional, em tradução livre) no Twitter.
A mulher está em condição "estável" e foi atendida imediatamente pela equipe médica, acrescentou a mesma fonte. Os socorristas explicaram que conseguiram fornecer água e um suco de frutas à mulher através de um tubo.