Um homem negro identificado como Frank Tyson, de 53 anos, morreu após ser imobilizado pela polícia na cidade de Canton, em Ohio, nos Estados Unidos. Enquanto estava algemado sob custódia, com um agente apoiando o joelho em seu pescoço, ele diz diversas vezes: "eu não consigo respirar". A ação foi registrada pela câmera corporal de um dos policiais. O caso ocorreu no último dia 18 de abril, mas só foi noticiado na última quinta-feira (25).
Nas imagens, Tyson aparece sendo colocado contra o chão, enquanto é algemado e afirma: "eles estão tentando me matar". Segundo informações do canal de TV CBS, os policiais foram vistos conversando, em tom de brincadeira, após imobilizarem o homem. Cinco minutos depois, um deles questiona se Tyson "se acalmou" e o outro responde: "ele deve ter desmaiado".
Após mais alguns minutos, os agentes percebem que o homem detido não está respondendo. Logo depois, um dos policiais diz que é preciso chamar uma equipe médica porque ele não está sentindo o pulso de Tyson.
Veja vídeo
Ainda de acordo com a CBS, os agentes chegaram a fazer massagem cardíaca e Tyson foi levado ao hospital, mas não resistiu e foi declarado morto menos de uma hora após dar entrada na emergência.
Em nota, o Departamento de Polícia de Canton informou que, "pouco após a detenção", os policiais "perceberam que Tyson ficou irresponsivo", e que também administraram doses de naxolona, remédio utilizado para depressão respiratória e/ou depressão do sistema nervoso central, antes de a emergência chegar.
Ocorrência
A imprensa norte-americana noticiou que a polícia foi acionada para um chamado de acidente de carro. Ao chegarem ao local, os agentes viram apenas um carro envolvido no sinistro, sem motorista, e uma testemunha apontou para um bar onde o responsável possivelmente estaria.
Segundo a CBS, Frank Tyson havia saído da prisão no último dia 6 de abril, após passar 24 anos detido por envolvimento em um caso de sequestro e roubo. Ele teria sido quase imediatamente incluído em uma lista de violadores de liberdade condicional por não se reportar a um oficial de Justiça.
Black Lives Matter
Este não é o primeiro caso semelhante nos Estados Unidos. Em 2014, o homem negro Eric Garner também morreu após ser detido e imobilizado por policiais em Nova York.
Outro famoso caso aconteceu em 2020, que motivou uma nova onda de protestos em todo o mundo. George Floyd foi asfixiado e morto por um policial branco durante uma abordagem em Minneapolis. A frase em inglês, "I can't breathe" (Eu não consigo respirar, em inglês), se tornou slogan de movimentos contra abusos policiais à população negra, como o Black Lives Matter.