O grupo hacker 'Anonymous' afirmou que está oficialmente em guerra cibernética contra a Rússia. O anúncio foi dado nesta quinta-feira (24), por meio de suas redes sociais, em meio ao cenário de tensão no leste europeu.
Com o anúncio da guerra com o governo russo, o grupo também assumiu responsabilidade por suposto ataque contra páginas do Kremlin e da emissora russa RT.
Na publicação, declarou: "O coletivo Anonymous está oficialmente em guerra cibernética contra o governo russo".
ATAQUE ESTADUNIDENSE
Após crise entre Rússia e Ucrânia, o presidente Joe Biden recebeu opções para os Estados Unidos (EUA) realizar ataques cibernéticos maciços, projetados para interromper a capacidade da Rússia de sustentar suas operações militares na Ucrânia.
Algumas propostas à inteligência dos EUA e aos guerreiros cibernéticos militares contemplam o uso de armas cibernéticas americanas em uma escala maior do que de costume. Dentre as opções, estão:
- Interromper a conectividade da Internet em toda a Rússia;
- Desligar a energia elétrica
- Adulterar os interruptores da ferrovia para dificultar a capacidade da Rússia de reabastecer suas forças
A informação foi dada por dois oficiais de inteligência dos EUA, sendo um agente de inteligência ocidental e outra pessoa informada sobre o assunto. Ambos apontam que nenhuma decisão final foi tomada.