A embaixada dos Estados Unidos em Kiev será fechada nesta quarta-feira (20) devido a um "potencial ataque aéreo significativo". A medida, tomada por precaução, vale como um alerta aos cidadãos americanos na Ucrânia para se abrigarem imediatamente em caso de emergência. As informações são da agência de notícias Reuters.
Além dos EUA, Itália e Grécia fecharam suas embaixadas temporariamente, enquanto a França manteve sua representação aberta, mas emitiu um alerta aos funcionários.
O alerta ocorre após a Ucrânia usar mísseis ATACMS, de longo alcance, fornecidos pelos EUA para atingir o território russo, marcando uma escalada no conflito. Há meses, Moscou comunicou que consideraria uma autorização dada pelo presidente Joe Biden para disparo de mísseis americanos, britânicos e franceses pela Ucrânia como um envolvimento direto no conflito. Para isso, haveria retaliação.
Além de ameaçar fazer uso de armas feitas nos Estados Unidos, Vladimir Putin flexibilizou parâmetros para o uso de armas nucleares.
Mil dias de guerra
A guerra na Ucrânia completou 1 mil dias na última terça-feira (19), sem perspectiva de negociações de paz e com o território controlado pela Rússia estagnado em 20% do país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, lançou um plano de expulsão das tropas russas, mas não explicou como vai implementá-lo.