A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentará um estudo em um painel que contará com a lista de agentes patogênicos que podem causar surtos ou pandemias nos próximos anos, no Fórum Econômico Mundial, nesta quarta-feira (17). Consta na listagem a "doença X", uma infecção que pode ser 20 vezes mais mortal que a Covid-19.
A "doença X" representa qualquer novo patógeno desconhecido que poderá causar uma grande epidemia no futuro. A organização descreve que o nome serve para ilustrar algum patógeno que não foi descoberto ainda.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, se juntará a autoridades e membros da indústria da saúde no painel “Que novos esforços são necessários para preparar os sistemas de saúde para os múltiplos desafios pela frente?”. A ministra da saúde Nísia Trindade também estará na reunião.
O Fórum Econômico Mundial iniciou na segunda-feira (15), em Davos, e reúne cerca de 52 chefes de Estado. O estudo da Organização permite orientar como as nações podem atuar em relação a investimento, investigação e o desenvolvimento global em vacinas, testes e tratamentos.
O que é a Doença X
O termo da doença foi usado inicialmente em 2018, e conforme a organização representa "o conhecimento de que uma epidemia internacional grave pode ser provocada por um patogênico atualmente desconhecido, capaz de provocar doenças em humanos".
A lista atual também inclui Covid-19, a febre hemorrágica da Crimeia-Congo, os vírus ebola e Marburgo, a febre de Lassa, as síndromes respiratórias SARS e MERS, febre de Rift Valley e Zika.