Um turista morreu, três ficaram feridos e dois estão desaparecidos depois que um deslizamento de terra cobriu parte de um hotel de luxo na cidade argentina de San Carlos de Bariloche, importante estação de esqui da região.
O incidente ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (6), quando um barranco cedeu devido às chuvas e causou um deslizamento de terra no complexo hoteleiro localizado em um barranco próximo ao lago Nahuel Huapí, informou a Promotoria da província de Río Negro, à qual pertence a cidade turística.
A vítima morta era um cidadão uruguaio que "se encontrava hospedado com sua família" no complexo turístico, afirmou a Chancelaria uruguaia em comunicado. O homem ficou preso em um dos cômodos inferiores do prédio invadido pela lama após um dia de chuva incessante em Bariloche, a 1,5 mil quilômetros ao sul da capital argentina.
Parentes desaparecidos
A esposa dele e outras duas pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital regional, onde estão internadas "em condições estáveis", segundo a Promotoria de Río Negro. Outros dois uruguaios, também parentes do homem, estão desaparecidos e são alvo de "uma intensa busca", acrescentou a Chancelaria.
O deslizamento derrubou um muro de contenção, arrastou galhos e terra e atravessou completamente os fundos do complexo que possui dois prédios, um spa e várias cabines, que foram evacuadas. Também atingiu um hotel vizinho, embora sem causar vítimas, segundo a mídia local.