A Novavax, empresa de biotecnologia norte-americana, anunciou, na última segunda-feira (25), a primeira fase de testes em humanos para uma vacina experimental do novo coronavírus. Resultados iniciais devem sair em julho.
A primeira fase das testagens em humanos terá a participação de aproximadamente 130 pessoas saudáveis, com idades entre 18 e 59 anos, em duas regiões da Austrália. Caso os resultados sejam positivos, uma segunda fase de estudo será conduzida em alguns países e com participantes de faixa etária mais ampla.
> Busca por vacina da Covid avança, mas Brasil corre risco de esperar
> Opas: transmissão de Covid-19 ainda está acelerando no Brasil, no Peru e no Chile
Stanley Erck, CEO da empresa, disse que a companhia ampliou a escala da fabricação antes mesmo dos resultados. "Nós tomamos o risco e começamos a fabricar em larga escala. O tempo é a coisa mais importante aqui", afirmou ao Wall Street Journal.
Nesta fase inicial, os participantes vão receber uma vacina com um ingrediente chamado adjuvante, que pode melhorar a resposta à vacina. O adjuvante é feito a partir da casca de uma planta proveniente do Chile.
A segunda etapa inclui diversos países e avalia o nível de imunização, segurança e redução de casos da Covid-19 em uma faixa mais ampla de idade, segundo comunicado divulgado pela empresa.
A vacina da Novavax demonstrou alto nível de imunidade à doença em testes pré-clínicos.