O rei Charles III terá a cerimônia de coroação realizada no sábado (6). O monarca passará pelo ritual ao lado da rainha consorte na Abadia de Westminster, conforme o Palácio de Buckingham.
Charles, de 73 anos, tornou-se rei automaticamente após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II.
“A coroação refletirá o papel do monarca hoje e olhará para o futuro, ao mesmo tempo em que está enraizado em tradições e pompa de longa data”, disse o palácio em comunicado.
A cerimônia, um evento solene e religioso que será conduzido pelo Arcebispo de Canterbury, o chefe espiritual da Comunhão Anglicana, geralmente ocorre vários meses após a ascensão do novo monarca.
Fases da coroação
A cerimônia de coroação de Charles III foi batizada com Operação Orbe de Ouro, e pode ser dividida em quatro momentos principais: Procissão até a Abadia de Westminster, a cerimônia de coroação, desfile até o Palácio de Buckingham e cumprimento ao público, na famosa sacada do palácio.
No dia seguinte à coroação de Charles III, as comunidades foram incentivadas a realizar almoços e festas de rua com vizinhos. A iniciativa Big Lunch ("Grande Almoço") é organizada pelo Eden Project, projeto social apoiado por Camilla desde 2013.
Pela noite, Katy Perry, Take That, Freya Ridings, Lionel Ritchie, grupos de cantores LGBTQ+, o cantor de opera Andrea Bocelli, entre outros, participam do Concerto da Coroação, show transmitido diretamente dos gramados do Castelo de Windsor, a partir da meia-noite de segunda-feira (8).
O último dia de festas que marcam a cerimônia de coroação de Charles III busca incentivar os britânicos a participarem de ações voluntárias e projetos e organizações sociais. Chamado de The Big Help Out ("A Grande Ajuda"), o evento incentiva a participação em projetos e ações de voluntariado.