Cerca de 140 baleias-piloto ficaram encalhadas em uma praia na Austrália, nesta quinta-feira (25). Uma equipe de resgate atua para salvar os animais, mas já foi confirmada a morte de 20 delas. Nesses casos, costumam recorrer à eutanásia como "resultado mais humano", explicou o Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações da Austrália Ocidental.
Os animais encalharam em uma praia com águas rasas, com presença de turistas. Após serem flagradas, cientistas marinhos e veterinários foram encaminhados ao local para avaliar a situação.
Na avaliação do Departamento de Biodiversidade, o resgate deve ser difícil. O portal Ecycle detalhou que, nesses casos, as baleias são suscetíveis a morrer por asfixia, isso porque o peso dos corpos comprime os pulmões, que dificulta a respiração e a circulação sanguínea.
Em junho de 2023, quase 100 baleias-piloto morreram por encalharem na Austrália Ocidental. Isso ocorre porque a espécie é marcada pela união forte entre os membros e, quando uma encalha, as outras seguem.