Um casal de idosos decidiu morrer junto na Holanda aos 70 e 71 anos por meio da chamada "duo-eutanásia" e a história deles viralizou neste último mês. Jan Faber e Els van Leeningen passaram quase cinco décadas juntos, e receberam a medicação letal no início de junho.
Eles viraram empresários de barco cargueiro de transporte de mercadorias, mas lutaram muito por suas profissões ao longo da vida. Jan foi treinador esportivo e em 1999 desenvolveu fortes dores nas costas e mesmo com cirurgia seu quadro clínico não melhorou, e ele sofreu com isso até seu último suspiro.
Conforme a BBC, Els era professora de escola primária, e desenvolveu demência. Na época da morte, ela estava com dificuldade de formular algumas palavras e frases.
'Não queremos viver com um zumbi'
"Se você toma muitos remédios, vive como um zumbi. Então, com a dor que tenho e a doença de Els, acho que temos que parar com isso", disse Jan em entrevista ao jornal britânico, na semana em que eles foram tomar o medicamento letal.
Eles conseguiram o direito a eutanásia dupla, que é rara, por meio da NVVE, que é uma organização que prega o "direito de morrer". Na Holanda, casos desse tipo tem crescido nos últimos anos. O filho do casal também participou da decisão.