Brasileiros ficam de fora de quarta lista de liberados da Faixa de Gaza

A expectativa é que o grupo de brasileiros que ainda espera cruze a fronteira em direção ao Egito até quarta-feira (8)

Pelo 4º dia consecutivo, o Brasil não foi um dos países autorizados a retirar seus cidadãos da Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito. A quarta lista de estrangeiros com concessão para sair do território foi divulgada neste sábado (4) pela embaixada do Brasil na Palestina. Os cidadãos brasileiros não foram contemplados e devem aguardar o próximo lote de autorização.

Segundo a lista divulgada, 599 estrangeiros receberam aval para deixar a região de guerra.  Ao todo, 34 brasileiros aguardam repatriação. A expectativa é que o grupo cruze a fronteira em direção ao Egito até quarta-feira, conforme já havia informado o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

Dos 599 estrangeiros que deixarão a região, os americanos são a maioria, com 386 cidadãos. Reino Unido (112 pessoas), França (51) e Alemanha (50) são os outros países contemplados. No grupo de 34 brasileiros que esperam pela liberação, metade é composto por crianças.

Passagem desbloqueada

Na quarta-feira, 1º de novembro, a passagem de Rafah foi desbloqueada pela primeira vez desde o início do conflito. As autoridades egípcias asseguraram que os 7 mil cidadãos estrangeiros que solicitaram permissão para deixar Gaza serão liberados gradualmente, permitindo a saída de um grupo por dia.

Na manhã da sexta-feira (3), o ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira, telefonou para o chanceler de Israel, Eli Cohen, e pediu para que os brasileiros que estão em Gaza pudessem deixar o local. Cohen garantiu que todos os brasileiros poderão sair por Rafah, no Egito, até quarta-feira (8).