Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve iniciar a repatriação dos 3 mil brasileiros que pediram ajuda ao governo brasileiro para sair do Líbano neste sábado (5). A aeronave deve pousar em Beirute, capital libanesa, às 11h (horário de Brasília).
A primeira leva da repatriação deverá trazer de volta ao País mais de 200 brasileiros, com prioridade para idosos, mulheres, crianças e pessoas que precisam de assistência médica, informou o Itamaraty.
Inicialmente, o primeiro voo da FAB em direção a Beirute aconteceria nesta sexta-feira (4), mas a viagem foi adiada por motivos de segurança.
Na quinta-feira (3), mais de dez bombardeios provocados por Israel foram registrados próximos ao aeroporto da capital.
Ainda não há previsão de novos voos de repatriação, mas, segundo o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, da FAB, o Brasil deve resgatar cerca de 500 pessoas por semana.
Tensões no Oriente Médio
A preocupação aumenta conforme as tensões no Oriente Médio se intensificam. A guerra entre Israel e o grupo paramilitar palestino Hamas, que resultou na destruição da Faixa de Gaza e completa um ano oficialmente na próxima segunda-feira (7) – ainda que os conflitos entre Israel e Palestina sejam antigos –, se estendeu, nas últimas semanas, para outros países, como Irã e Líbano.
Até o momento, o Líbano já contabiliza quase 2 mil mortos e mais de 6 mil feridos, segundo o g1.
O número ultrapassa as perdas na guerra de 2006, que ocorreu pelo mesmo motivo – uma invasão israelense com a justificativa de lutar contra o grupo paramilitar Hezbollah.