Alerta de tsunami é suspenso após terremoto no Alasca

Os EUA emitiram um alerta de tsunami, depois que os sensores falharam em detectar qualquer aumento nos níveis de água

Autoridades americanas suspenderam um alerta de tsunami emitido depois que um forte terremoto de magnitude 7 sacudiu na manhã desta sexta-feira (30) o sul do Alasca, onde tremores foram sentidos na capital, Anchorage.
 

> Forte terremoto no Alasca gera alerta de tsunami

"Não se observou nenhum tsunami [...] Não há risco para a costa oeste dos Estados Unidos, a Columbia britânica e o Canadá", reportou a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês).

Imagens difundidas pelas redes sociais e pela televisão mostravam as consequências do sismo, como rodovias e prédios com rachaduras, embora até o momento não tenham sido reportadas vítimas ou danos importantes.

Segundo dados publicados pelo serviço geológico americano (USGS), o terremoto ocorreu às 08H29 locais (15H29 de Brasília) a 13 km de Anchorage e a 41 km de profundidade, e foi seguido de réplicas durante vários minutos. "O sismo foi suficientemente forte para lançar objetos das estantes e fazer tremer casas em toda a região", reportou o Anchorage Daily News, o principal jornal do Alasca.

Em várias imagens postadas no Twitter pode-se ver estantes vazias, lâmpadas e árvores sacudidos pelo terremoto, enquanto muitos moradores ficaram sem luz. A Universidade do Alasca em Anchorage (UAA) fechou seu campus e pediu a todos os seus funcionários não essenciais para ficarem em casa. O tráfego aéreo no aeroporto de Anchorage foi suspenso temporariamente para avaliar os danos.