Air France suspende sobrevoo no Mar Vermelho após tripulação ver 'objeto brilhoso' sobre o Sudão

A região registra crises relacionadas à guerra entre Israel e Palestina desde novembro de 2023

A companhia aérea francesa Air France suspendeu o sobrevoo de uma área do Mar Vermelho após tripulantes estranharem um "objeto brilhoso" sobre o Sudão. O caso aconteceu neste domingo (3). Em comunicado à AFP, a companhia afirmou que a medida foi feita por precaução e "até nova ordem".

A Air France informou que o itinerário de alguns de seus voos foi modificado e que alguns aviões retornaram ao aeroporto de origem para pousar. Ainda não se sabe qual a fonte do brilho estranhado pela tripulação.

Uma fonte do setor aviário informou à agência de notícias que a Air France foi a única empresa a aplicar a medida. Apesar das suspeitas, o espaço aéreo em volta do Mar Vermelho não foi fechado.

A região próxima ao Sudão tem sido alvo de crises desde novembro de 2023. Desde então, os rebeldes huthis, que controlam grande parte do Iêmen, lançaram mísseis e drones contra navios que consideram ligados a Israel.

Os huthis afirmam agir em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, que está em conflito com Israel e o movimento islamista Hamas desde outubro de 2023.