Pelo menos 16 pessoas morreram em um acidente de helicóptero perto de uma escola infantil nos arredores de Kiev, capital da Ucrânia, nesta quarta-feira (18). Entre os mortos está o ministro do Interior da Ucrânia, Denis Monastirski, e três crianças.
[Atualização - 09:57] A princípio, as autoridades informaram que havia 18 mortos, mas depois revisaram o número de vítimas para 16, conforme informações da agência AFP.
Além do ministro Denis Monastirski, de 42 anos, estavam a bordo seu vice-ministro Yevgeny Jenin e outro funcionário de alto escalão, junto com outras seis pessoas, disse o chefe da polícia nacional ucraniana em um comunicado.
"O objetivo do voo (era ir) para um dos pontos quentes em nosso país, onde os combates estão ocorrendo", disse o conselheiro presidencial ucraniano, Kirilo Timoshenko.
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que o acidente foi uma "tragédia terrível"."A dor é indescritível", acrescentou. O primeiro-ministro ucraniano, Denis Chmigal, anunciou no Telegram a criação de "um grupo especial para investigar em detalhes as circunstâncias da tragédia".
Incêndio após queda
O acidente aconteceu em Brovary, cidade de cerca de 100 mil habitantes ao leste da capital ucraniana. "Na hora do drama, havia crianças e funcionários na escola", disse Kuleba. "Neste momento, todos já foram retirados", acrescentou.
Segundo imagens publicadas nas redes sociais, um grande incêndio começou após a queda do helicóptero. A causa do acidente não foi divulgada até o momento.
A aeronave pertencia ao serviço de Estado para situações de emergências, que depende do Ministério do Interior, de acordo com um porta-voz da força aérea ucraniana.