Dois casos da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), conhecida como gripe aviária, estão sendo monitorados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença foi identificada em humanos no Camboja. Conforme informações do GLOBO, um paciente morreu e outro segue hospitalizado.
O Ministério da Saúde do país notificou a organização na última sexta-feira (24) e no sábado (25). Os últimos casos registrados tinham sido de uma mulher de 21 anos e uma criança de 4 anos, moradoras da mesma vila na Província de Kampot.
Neste ano, o Camboja já registrou seis casos de infecções em humanos pelo vírus H5N1, contabilizando quatro óbitos. Apesar do vírus circular entre aves, pode contaminar humanos caso a pessoa entre em contato com o animal infectado. Porém, não há caso de transmissão da gripe aviária entre indivíduos.
A expansão geográfica da doença pode aumentar a possibilidade de mutações que favoreçam o contágio em humanos.
Casos identificados
A suspeita em relação aos últimos casos —da mulher de 21 anos e da criança de quatro — foi de que a contaminação se deu pelo contato com galinhas doentes e mortas.
Enquanto a mulher desenvolveu febre, tosse e falta de ar no dia 19 de novembro, a criança registrou febre, tosse e erupções na pele no dia 23 deste mês.
Em nota, o Ministério da Saúde do Camboja detalhou que ambos receberam tratamento médico. Porém, apesar da jovem receber atendimento na Unidade de Terapia Intensiva, ela faleceu no último domingo (26).