Agência de medicamentos dos EUA pede que pessoas parem de tomar ivermectina: 'Você não é cavalo'

Alerta ocorre após várias pessoas relatarem a ingestão de ivermectina de uso animal para tratar a Covid-19

Escrito por Redação ,
Ivermectina
Legenda: Em sua versão para humanos, a ivermectina age como vermífugo, promovendo a eliminação de parasitas do corpo
Foto: Divulgação

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, publicou um alerta para pessoas que estavam tomando ivermectina para tratar sintomas da Covid-19, mesmo o medicamento sendo comprovadamente ineficaz: "Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal, parem com isso".

Indicação foi postada no perfil oficial da FDA no Twitter neste sábado (21), acompanhada de um material da agência publicado em maio deste ano, intitulado de "Por que você não deve usar ivermectina para tratar ou prevenir Covid-19".

ivermectina
Legenda: Indicação foi postada no perfil oficial da FDA no Twitter neste sábado (21)

Publicação vem um dia após o Departamento de Saúde do estado americano do Mississipi alertar que Centro de Controle de Envenenamento recebeu várias ligações de pessoas que ingeriram a medicação. 

Ivermectina para animais 

De acordo com o G1, pelo menos 70% das pessoas que acionaram a linha de Controle de Envenenamento informaram ter ingerido a versão da ivermectina para animais. Remédio foi comprado em lojas de suprimentos animais. 

O FDA pontua que a ivermectina usada em animais é "altamente concentrada" e utilizada em animais como cavalos e vacas, que pesam muito mais que seres humanos. "Essas doses podem ser altamente tóxicas para humanos", indica a agência. 

Cerca de 85% das pessoas que usaram o remédio apresentaram sintomas leves da Covid. Uma delas, inclusive, foi orientada a procurar avaliação médica após ter informado a quantidade de ivermectina ingerida. 

Motivos para não tomar a ivermectina, segundo o FDA:

  • Tomar doses excessivas desse medicamento e perigosos e pode causar sérios danos

  • A FDA não aprovou a Ivermectina para uso em tratamento ou prevenção da COVID-19 em humanos. Os comprimidos de Ivermectina são aprovados em doses especificas para alguns vermes parasitas, e há fórmulas tópicas (na pele) para piolho e doença de pele como rosácea. A Ivermectina não é um antiviral (um medicamento para tratar vírus).

  • Se você tem receita para Ivermectina para um uso aprovado da FDA, obtenha de um fornecedor legitimo e use exatamente como prescrito.

  • Nunca utilize medicação destinada a animais para você. A preparação de Ivermectina para animais e bem diferente da aprovada para humanos.

OMS não recomenda medicamento

Em sua versão para humanos, a ivermectina age como vermífugo, promovendo a eliminação de parasitas do corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, não reconhece a medicação como tratamento contra a Covid-19, e inclusive recomenda a não utilização.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário de uso comum que tem sido bastante promovido nas redes sociais, mas que, segundo o grupo de especialistas da OMS, os dados dos estudos clínicos para medir sua eficácia contra a Covid-19 não deram resultados conclusivos.

Documentos enviados pelo Ministério da Saúde à CPI da Covid-19 em julho admitem que medicamentos do chamado "kit Covid", defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro, não têm eficácia contra o coronavírus.

 

 
Assuntos Relacionados