Chuva de meteoros visível no Brasil acontece no fim de maio

Moradores das regiões Norte e Nordeste do País terão uma visão privilegiada do fenômeno

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil
Legenda: O melhor horário de observação do fenômeno é entre 1h55 e 2h10 da manhã
Foto: Shutterstock

A madrugada do dia 31 de maio reserva um espetáculo natural. Uma chuva de meteoros que passará pela atmosfera terrestre poderá iluminar partes do céu no Brasil.

Fragmentos de um cometa em desintegração, o chamado 73P/Schwassmann-Wachmann 3 (SW3), podem chegar à quantidade de 100 mil em apenas uma hora, de acordo com informações do portal Tecmundo.

O astrônomo Marcelo De Cicco, do Observatório Nacional, informou que “não é possível predizer com precisão. Pode ser que nada aconteça, pode ser que seja uma chuva fraca, intensa e até mesmo uma tempestade de meteoros".

Ainda conforme o especialista, os moradores das regiões Norte e Nordeste do País terão uma visão privilegiada do fenômeno em relação às demais regiões.

Ele explica que a hora de pico do fenômeno é entre 1h55 e 2h10 da manhã, momento favorável à observação no Hemisfério Norte do planeta e, no caso dos habitantes do Brasil, nas regiões acima da linha do Equador.

Os observadores devem ficar atentos à direção Noroeste na madrugada do dia 31 na hora indicada para ter uma boa visualização da chuva de meteoros.