A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, pretende lançar mais um foguete "Starship" nesta terça-feira (19), às 19h (horário de Brasília). Este é o sexto teste que a companhia realiza desde abril de 2023. O lançamento poderá ser visto ao vivo no site da instituição e no X (antigo Twitter).
A expectativa da empresa é que a parte de baixo do veículo espacial, conhecida como Super Heavy, retorne à plataforma de pouso após a decolagem. Entretanto, a manobra só poderá acontecer se a peça e o local estiverem em condições adequadas.
Caso os requisitos não sejam atendidos, o Super Heavy pousará no Golfo do México. A janela de duração do voo é de 30 minutos, e a transmissão ao vivo deve durar por volta de 1h. O lançamento acontecerá na base da empresa em Boca Chica, no Texas, EUA.
Esta é a segunda vez que parte da Starship tentará um retorno à torre de lançamento "Mechazilla". A primeira vez que esse processo foi bem sucedido aconteceu durante o quinto teste de lançamento, em outubro. Nele, a parte superior do foguete pousou no Oceano Índico, um caminho parecido com o que deve ser seguido na atividade desta terça.
“Aprendizados com este e os testes de voo subsequentes continuarão a tornar todo o sistema Starship mais confiável à medida que nos aproximamos da reutilização completa e rápida”, disse a SpaceX em um comunicado.
O objetivo final para a empresa é realizar o primeiro pouso humano em Marte. Em setembro, Elon Musk chegou a afirmar que as primeiras missões para o planeta vermelho devem acontecer dentro de dois anos.