A Nasa, agência espacial estadunidense, divulgou o primeiro áudio gravado em marte e o vídeo da chegada da missão do robô Perseverance ao planeta, nesta segunda-feira (22). As informações são do portal Terra.
O robô foi lançado em 30 de julho de 2020 e chegou a Marte na quinta-feira (18). O vídeo de três minutos mostra o paraquedas se desprendendo do equipamento.
"O que se ouve nos 10 segundos é uma rajada de vento na superfície de Marte captada por um microfone, que foi enviado de volta à Terra", afirmou o engenheiro, no vídeo publicado pela Nasa.
O vídeo também mostra a comemoração da equipe da Nasa com a chegada do robô ao planeta.
A viagem feita pelo robô, que é um dos mais sofisticados do mundo, foi de quase 480 milhões de km. O local de pouso escolhido, a cratera de Jezero, é o mais perigoso já tentado.
A missão do Perseverance está programada para durar dois anos, mas é provável que ele permaneça ativo por mais tempo. O objetivo é comprovar se Marte realmente abrigou alguma forma de vida.
O robô deve extrair 30 amostras de rochas e terras, que serão enviadas à Terra em 2030. Um dos experimentos deve obter oxigênio da atmosfera marciana, através de um instrumento.
O objetivo é que os seres humanos, caso viajem a Marte, não tenham que transportar oxigênio da Terra. A Nasa tem planos de uma missão tripulada para o planeta, mas ainda em fase preliminar.
Na missão atual, a Nasa também planeja que um helicóptero do robô, chamado Ingenuity, realize um pequeno voo. O local ideal ainda não foi encontrado.
Se bem-sucedido, esse será o primeiro voo sob o planeta, que tem atmosfera com 1% da densidade terrestre.
Outros quatro robôs já foram enviados a Marte, todos pelos Estados Unidos.