Um asteroide do tamanho de um ônibus deverá passar próximo da América do Sul nesta quinta-feira (26), às 21h17, pelo horário de Brasília. Segundo o The Virtual Telescope Project, a expectativa é de que esta rocha espacial seja o quarto registro de menor distância com a Terra. As informações são do O Globo.
Cientista esperam que o asteroide 2023 BU, como foi nomeado, se aproxime em 3,5 mil quilômetros acima da superfície do planeta, ou seja, que fique 10 vezes mais perto da Terra do que os satélites de comunicação.
Com dimensões de 3,8 m por 8,4 metros, mesmo que o asteroide atingisse a Terra, não causaria grandes impactos.
Conforme o The Virtual Telescope Project, o provável de acontecer, caso a rocha entrasse em contato com o planeta, seria ela se transformar numa bola de fogo que se desintegraria na atmosfera, e então alguns dos detritos maiores cairiam como pequenos meteoritos.
O asteroide 2023 BU foi descoberto pelo astrônomo amador Gennady Borisov. Em imagem registrada remotamente com uma unidade robótica numa única exposição de 300 segundos, a rocha espacial estava a cerca de 580 mil quilômetros da Terra.
Passagem será transmitida ao vivo
O The Virtual Telescope Project irá transmitir ao vivo a passagem do asteroide pelo canal oficial do YouTube, a partir das 21h15 desta quinta-feira.
Ainda segundo a Nasa, o asteroide deve mudar sua trajetória por influência da gravidade da Terra. Em vez de circular o sol a cada 359 dias, ele deve se mover para uma órbita oval com duração de 425 dias.