PM que atirou em dono de barraca na Praia de Iracema é afastado pela CGD

Decisão é da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário

Escrito por Marcos Moreira , marcos.moreira@svm.com.br
Jovem foi morto com um tipo durante uma abordagem da PM no calçadão da Praia de Iracema
Legenda: Jovem foi morto com um tipo durante uma abordagem da PM no calçadão da Praia de Iracema
Foto: Arquivo pessoal | Reprodução/Instagram

Um agente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi afastado de suas funções por ter atirado contra Taian Costa, 27, durante abordagem na Praia de Iracema, na madrugada da terça-feira (12). A decisão é da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD).

O homem era dono de uma das barracas do calçadão da Praia de Iracema. Segundo a PM, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo. A Corporação aponta que ele teria reagido e entrado em luta corporal com um policial, mas, conforme testemunhas que estavam no local, a vítima não ofereceu resistência, pois estava algemada. 

Veja também

Além do afastamento, a CGD afirmou que instaurou um processo disciplinar contra o policial militar para devida investigação no âmbito administrativo, que está atualmente em andamento.

A ocorrência também está sendo apurada pela Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar (CPJM) da Polícia Militar, por meio de um Inquérito Policial Militar (IPM).

ENTENDA O CASO

Imagens que circulam nas redes sociais mostram um agente de segurança retirando as algemas quando o corpo do homem já estava no chão, baleado. Em nota, a PMCE informou que ele foi socorrido com vida a um hospital, mas a versão é contestada por pessoas que presenciaram a cena e afirmam que ele morreu ainda na praia.

Corpo de jovem baleado e policial retirando algema
Legenda: Policial retira algema do corpo baleado de dono de barraca
Foto: Reprodução

Ao Diário do Nordeste, um estudante que estava na praia no momento da ocorrência, e que não será identificado por motivos de segurança, relata que Taian foi baleado na frente da barraca dele e na presença da esposa e do filho pequeno. 

De acordo com a PMCE, o dono do quiosque foi baleado com um disparo, pois tentou tomar a arma de um dos agentes de segurança. Ele era parte de um grupo abordado na praia por volta das 0h10 desta terça. Os policiais teriam encontrado drogas com eles.

Durante a consulta de antecedentes criminais dos abordados, foi verificado por meio do sistema da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que Taian tinha um mandado de prisão em aberto por roubo, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

BARRACAS FECHADAS

Por conta da ocorrência, as barracas do calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza, não abriram na noite da terça-feira (12). Conforme apurado pelo Sistema Verdes Mares, havia viaturas da PMCE e Guarda Municipal próximas ao Centro Cultural Belchior.  

"A movimentação [no Aterrinho] parece feriado. Só tem a movimentação dos agentes de segurança e de pouquíssimas pessoas. Está tudo deserto", disse um estudante que passava no local.

Os quiosques instaladas entre o Centro Cultural Belchior e a Ponte Metálica não estão funcionando, e alguns proprietários informaram que não irão abrir nesta quarta-feira (13). 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados