Homem é preso por furto de energia no bairro Bela Vista, em Fortaleza

Megaoperação conjunta da Enel com as forças de segurança tem vistoriado sucatas e reciclagens

Escrito por
Lucas Monteiro lucas.morais@svm.com.br
Imagens de furto de energia
Legenda: Também foram apreendidos mais de 135 quilos de cabos de energia elétrica em sucatas nos bairros Siqueira e Vila Peri
Foto: Divulgação / Enel Ceará / SSPDS

Um homem foi preso em flagrante por furto de energia elétrica nesta sexta-feira (13), em uma sucata localizada no bairro Bela Vista, em Fortaleza. A prisão faz parte de uma mega operação conjunta realizada pela Enel Ceará e as forças de segurança do Estado.

A irregularidade foi identificada por técnicos da companhia de distribuição que, ao inspecionar a rede elétrica da região, foi constatado o desvio de energia no local. O acusado foi levado para a delegacia e o caso segue sob investigação.

A megaoperação - que teve início nesta semana - tem duração prevista de 30 dias. Além da prisão desta sexta-feira por furto de energia, foram apreendidos mais de 135 quilos de cabos de energia elétrica em sucatas nos bairros Siqueira e Vila Peri, também na capital. 

Veja também

Registro de casos

Segundo dados da Enel Ceará, entre janeiro e abril deste ano, houveram mais de 11 mil furtos de energia elétrica, após a realização de 46.550 fiscalizações técnicas. Com suporte das forças de segurança, foram realizadas cerca de 80 operações espaciais, resultando em 30 prisões em flagrante por furto de energia.

Em 2024, foram identificadas 38.307 casos de fraude na rede elétrica, sendo que foram feitas mais de 155 mil inspeções técnicas e 135 operações especiais, que levaram à prisão em flagrante de ao menos 37 pessoas. Segundo a Enel Ceará, essas inspeções na rede elétrica contam com auxílio de análise de dados.

Assuntos Relacionados