Detentos serram grades e tentam fugir de prisão em Itaitinga neste domingo (28)

Internos vão responder um processo administrativo disciplinar, além de criminalmente

IPPOO2 atualmente está superlotado e aguarda reforço de policiais penais vindo do interior
Legenda: Unidade atualmente está superlotada e aguarda reforço de policiais penais vindo do interior
Foto: Arquivo/SVM

Policiais penais impediram a fuga de 10 detentos do Instituto Penal Professor Paulo Oliveira II (IPPOO 2) na madrugada deste domingo (28), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Os presos serraram grades de dois acessos diferentes e chegaram até o pátio de banho de sol, onde foram encontrados. 

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), eles já se encontram recolhidos e vão responder um processo administrativo disciplinar, além de responderem criminalmente. A pasta apura as circunstâncias da tentativa de fuga. 

Superlotação 

A superlotação da unidade é alvo de denúncia do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindppen-Ce). Com capacidade para 1.224 vagas, atualmente o IPPOO 2 possui população carcerária de 1.804 presos. 

A SAP, em nota, informa que já iniciou o processo de transferência de 50 policiais penais com atuação em municípios do Interior com baixo número de detentos para reforçarem as unidades da Região Metropolitana de Fortaleza. No IPPOO 2, atualmente há um efetivo de 178 agentes penitenciários. 

 

Quero receber conteúdos exclusivos sobre segurança