Comandante da PM e secretário-executivo da SSPDS prestam apoio a soldado que matou dono de barraca

O agente é investigado pelo crime e foi afastado das funções pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD). Segundo a PM, contra o dono da barraca havia um mandado de prisão por roubo expedido pela Justiça do Pará.

Escrito por Beatriz Irineu , beatriz.irineu@svm.com.br
Jovem foi morto com um tipo durante uma abordagem da PM no calçadão da Praia de Iracema
Legenda: Jovem foi morto com um tipo durante uma abordagem da PM no calçadão da Praia de Iracema
Foto: Arquivo pessoal | Reprodução/Instagram

O soldado da Polícia Militar que atirou e matou o dono de uma barraca na Praia de Iracema, em Fortaleza, recebeu apoio institucional no Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), nesta segunda-feira (18). O soldado Erick Nery de Oliveira foi afastado das funções pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), em 12 de março. Um processo administrativo disciplinar contra ele foi aberto. 

O homem morto era dono de uma das barracas do calçadão da Praia de Iracema. Segundo a PM, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo expedido pela Justiça do Pará.

O soldado foi recebido, na manhã desta segunda-feira (18), pelo secretário-executivo da SSPDS, Angelo Filardi, e pelo coronel comandante Geral da PMCE, Klênio Savyo. Também estavam com o PM, o tenente-coronel Ozeás, capitão Maximiano e a 1º Tenente Michelly, todos do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR). Nas redes sociais da PMCE, foi mostrado apoio ao policial. 

"Na oportunidade foi ratificado o apoio institucional ao soldado Nery e a busca contínua pela justiça", dizia a legenda.

Relembre o caso

Imagens que circularam nas redes sociais mostram um agente de segurança retirando as algemas quando o corpo do homem já estava no chão, baleado. Em nota, a PMCE informou que ele foi socorrido com vida a um hospital, mas a versão é contestada por pessoas que presenciaram a cena e afirmam que ele morreu ainda na praia.

Corpo de jovem baleado e policial retirando algema
Legenda: Policial retira algema do corpo baleado de dono de barraca
Foto: Reprodução

Ao Diário do Nordeste, um estudante que estava na praia no momento da ocorrência, e que não será identificado por motivos de segurança, relata que Taian foi baleado na frente da barraca dele e na presença da esposa e do filho pequeno. 

Conforme a PMCE, o dono do quiosque foi baleado com um disparo, pois tentou tomar a arma de um dos agentes de segurança. Ele era parte de um grupo abordado na praia por volta das 0h10 desta terça. Os policiais teriam encontrado drogas com eles.

Durante a consulta de antecedentes criminais dos abordados, foi verificado por meio do sistema da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que Taian tinha um mandado de prisão em aberto por roubo, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados