Um cartório localizado no Município de Groaíras, na Região Norte do Ceará, ficou fechado por pelo menos três semanas devido a ameaças de morte feitas por uma facção criminosa contra o tabelião. A Polícia Civil do Ceará (PCCE) investigou o caso e prendeu quatro suspeitos, nesta terça-feira (9).
Três pessoas foram presas em Groaíras, enquanto o líder do grupo criminoso foi capturado em Fortaleza, em cumprimento de mandados expedidos pela Justiça Estadual. A expectativa, segundo a Polícia Civil, é que o cartório agora volte a funcionar normalmente.
Assim que obtivemos fundadas suspeitas sobre esses envolvidos, representamos pelas prisões temporárias e, na data de hoje, nós logramos êxito em cumprir os mandados. A partir da data de hoje, nós vamos aprofundar as investigações e concluir o Inquérito Policial."
A reportagem apurou que as ameaças ocorreram após um integrante de uma facção ir até o cartório para solicitar a transferência da escritura de um imóvel. O tabelião analisou os documentos apresentados e cobrou a presença do antigo proprietário.
Sem a presença do antigo proprietário do imóvel, o homem não conseguiu a transferência e ameaçou o chefe do cartório de morte se ele não realizasse o procedimento. Temendo pela vida, o tabelião deixou o Município.
Cartório funcionava com portas fechadas
A partir do momento que o tabelião saiu do Município para garantir a sua segurança, o cartório começou a funcionar com portas fechadas, atendendo apenas casos de urgência, em horário reduzido, segundo funcionários e moradores da Região. Os funcionários trabalharam em home office no horário restante para resolverem as demandas pendentes.
O Sistema Verdes Mares esteve em Groaíras há duas semanas e conversou com moradores. Parte da população do Município tinha conhecimento das ameaças de morte e estava assustada.
Procurado pela reportagem há duas semanas, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), responsável pela Corregedoria dos Cartórios, informou que os serviços oferecidos pelo Cartório de Groaíras estavam sendo prestados normalmente no Fórum da Comarca de Cariré.