Uma audiência que debateu a expulsão de famílias dos bairros Sítio São João, Lagamar, Conjunto Palmeiras e Barroso, por membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), foi realizada na manhã da última terça-feira (15), na sede das Promotorias de Justiça Cíveis e Especializadas de Fortaleza, localizada no bairro José Bonifácio.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) junto ao Ministério Público Federal (MPF-CE) se reuniram para realizarem ações conjuntas, como a proteção das famílias que residem nesses lugares, no âmbito do direito, quando se refere à moradia.
Na reunião, os representantes discutiram a responsabilidade que devem ter os agentes financeiros quanto à fiscalização da ocupação da unidade habitacional pelo seu beneficiário originário, ou seja, quem tem o nome registrado no programa e é responsável titular pelo imóvel.
A questão da segurança que envolve as residências do Minha Casa, Minha Vida também foi abordada, tendo em vista as notícias de crimes que acontecem nos empreendimentos. O secretário chefe do Gabinete do governador, Élcio Batista, assumiu o compromisso de promover esforços para o combate à criminalidade nesses lugares.