Um motim de internos foi registrado na Unidade Prisional Agente Penitenciário Luciano Andrade Lima (CPPL I), em Itaitinga, na noite desta quarta-feira (16). Segundo uma fonte ligada ao Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (SINDPPEN-CE), por volta de 22h30, detentos quebraram diversas alas da unidade prisional.
Nesta quinta-feira (17), a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) confirmou que presidiários cometeram "atos de vandalismo" contra o patrimônio público, se amotinaram e enfrentaram os policiais penais em uma ala da unidade prisional UP Itaitinga 1. Na ocasião, 230 indivíduos foram atuados e nove presos registraram ferimentos leves, sendo encaminhados para atendimento médico.
Em resposta, a equipe plantonista de agentes agiu "com uso diferenciado da força" para conter a ação criminosa, que já está controlada, segundo destacou a assessoria de imprensa do órgão à reportagem.
Ainda conforme o relato da fonte ligado ao SINDPPEN-CE, policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) de outros presídios foram até a unidade prestar suporte na ocasião. O titular da Pasta, secretário Mauro Albuquerque, também teria se encaminhado para o local. Essas informações não foram confirmadas pela SAP na nota divulgada nesta quinta.
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.