Morre vereador baleado em Limoeiro

O vereador e advogado criminalista Lincoln Andrade Maia, 35 anos, residente na Rua Francisco Renígio, em Limoeiro do Norte, morreu no início da noite de ontem, após ser submetido a uma cirurgia no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). O óbito ocorreu por volta das 18 horas. Examinado no Instituto Médico Legal (IML), seu corpo foi trasladado para a sua casa, em Limoeiro, onde acontecerá o velório.

Lincoln será homenageado na Câmara Municipal. O clima, em todo o Município é de consternação. A população está indignada com o atentado que matou o vereador. Representantes de instituições públicas divulgaram notas de repúdio e solidariedade à família.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Limoeiro do Norte, divulgou ontem uma nota de repúdio ao crime que foi praticado contra Lincoln. O advogado Paulo Franco da Rocha Lima, presidente regional da OAB, designou uma comissão de advogados para acompanhar de perto as investigações. Terá o intuito de colaborar com as autoridades “para que seja dada uma resposta rápida e enérgica contra esta modalidade de crime, que causa incomensurável revolta na sociedade cearense”.

INDIGNAÇÃO - O prefeito de Limoeiro, João Dilmar da Silva, disse estar indignado com tamanha barbárie. “Minha maior satisfação era dizer que a paz voltava a reinar em Limoeiro, mas estamos consternados com o que aconteceu e nos solidarizamos à família de Lincoln”. Ele decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo, hoje, nas repartições públicas de Limoeiro do Norte.

Lincoln era vereador recém-ingressado no PSL e tinha pretensões de se candidatar a deputado nas próximas eleições. Era considerado um dos vereadores mais atuantes no legislativo limoeirense. Também era renomado advogado criminalista. O vereador era o atual presidente da Comissão Disciplinar Desportiva, e atuou como radialista profissional no setor esportivo. Com a morte do vereador, deverá assumir o primeiro suplente Nonato Pinheiro, pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT). O sepultamento acontecerá às 17 horas.

INVESTIGAÇÃO - A morte do advogado complica ainda mais as investigações, segundo o major Paulo Tibúrcio, já que as informações são poucas e a Polícia acreditava na recuperação da vítima, que auxiliaria nos trabalhos de apuração. Policiais civis e militares de toda a região, além de equipes do Departamento de Polícia do Interior (DPI) continuam as buscas e investigações para identificar os criminosos. Segundo a Polícia, seriam dois, tendo apenas o atirador aparecido na frente da casa. As suspeitas são de crime ligado à profissão de advogado criminalista, que o sujeitaria a riscos.

O crime aconteceu por volta das 9h30min de domingo. Lincoln estava em sua casa, quando um rapaz chegou e o chamou. Ao se aproximar da porta para atendê-lo, foi surpreendido com um tiro que atingiu seu pescoço. A Polícia investigará para quem o advogado tabalhou. (Colaborou: Melquíades Júnior)