Um ataque a tiros a um grupo de crianças e adolescentes que jogava futebol, na Areninha do Barroso, na noite da última segunda-feira (23), vitimou um adolescente de 14 anos e feriu outras três pessoas (inclusive mais dois adolescentes). Para a irmã da vítima, o jovem foi morto por uma "bala perdida".
A irmã do adolescente (ambos não serão identificados pela reportagem, para preservar a vítima menor de idade) ainda está tentando entender, pois o irmão saiu para se divertir, em uma aula de futebol do projeto Meninos de Deus, e acabou morto.
"A gente não sabe o que aconteceu. Ele foi vítima de uma bala perdida. Ele ia jogar futebol na Areninha três vezes por semana, era rotineiro, já estava nesse projeto há vários anos", narrou a irmã do jovem em entrevista ao Diário do Nordeste.
A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) José Aroldo Cavalcante Mota, no bairro Barroso, onde o adolescente estudava, cancelou as aulas nesta terça-feira (24). "Nossas sinceras condolências à família e amigos neste momento difícil. Que encontrem conforto nas lembranças e no amor que deixou como legado", disse a Escola, em publicação nas redes sociais.
"Ele estava na 8ª Série. Era um menino alegre, ingênuo, uma criança pura, que gostava muito de jogar bola. E gostava muito de ficar perto da gente, da família", lembra a irmã.
O projeto Meninos de Deus existe há 15 anos e visa promover a cultura de paz entre crianças e adolescentes, de comunidades da região do Grande Jangurussu, em Fortaleza. Uma das atividades realizadas pelo Projeto é o jogo de futebol. Conforme a presidente da Instituição, Érica Lemos, cerca de 100 crianças estavam na Areninha do Barroso, na noite da última segunda (23), quando ocorreu o ataque criminoso.
"A gente acredita muito na justiça de Deus e aguardamos a justiça dos homens. Cabe ao poder público (esclarecer o que aconteceu). Estamos hoje na comunidade para prestar apoio à família do adolescente morto. Lamentamos muito", declarou Érica Lemos.
Dois suspeitos foram presos em flagrante
Dois homens foram presos em flagrante suspeitos de envolvimento no tiroteio ocorrido na Areninha do Barroso, em Fortaleza. A captura aconteceu na madrugada desta terça (24), segundo informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Na ação criminosa, quatro pessoas foram baleadas. As vítimas têm 12, 13, 14 e 29 anos. O adolescente de 14 anos não resistiu aos ferimentos.
Os suspeitos presos foram identificados sendo Edivanio da Silva Nascimento, de 22 anos, com passagens por tráfico de drogas e roubo, e Lucas Felix de Sousa, de 26 anos, com passagens por roubo.
Durante diligências, a Polícia apreendeu uma balaclava, uma quantidade de pó branco, aparelhos celulares, dinheiro e outros materiais ilícitos foram apreendidos. Já um veículo que teria sido utilizado na ação criminosa foi apreendido por uma equipe da Polícia Militar no bairro Prefeito José Walter.
Os suspeitos foram conduzidos para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram autuados pelos crimes de homicídio e integrar organização criminosa, e colocados à disposição da justiça.