Um dos suspeitos de participar da morte do policial militar Daniel Campos Menezes, de 35 anos, foi preso na tarde deste sábado (13). O soldado foi assassinado a tiros nessa sexta-feira (12), no Bairro José Walter, por uma dupla que assaltava a residência da vítima.
A capturada foi divulgada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que não informou a identidade do suspeito nem onde aconteceu a prisão realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Conforme a Secretaria da Segurança, os policiais apreenderam, com o suspeito, o veículo que teria sido utilizado durante o crime que vitimou Daniel Campos, além de uma pistola calibre 45. O homem foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa.
A Pasta informou também que durante as buscas pelos suspeitos, uma pessoa, que não teve a identidade revelada, prestou esclarecimentos na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e foi liberada em seguida.
O crime
Daniel foi morto a tiros ontem ao reagir a uma tentativa de assalto quando chegava em casa, na Rua 45, no José Walter. A vítima era investigada por participação na chacina da Messejana, ocorrida na madrugada de 12 de novembro de 2015.
Conforme moradores, ao chegar na propriedade, o policial se deparou com dois homens saindo de seu imóvel com aparelhos eletrônicos, como TV e notebook, e resolveu abordar a dupla, momento em que foi atingido por disparos de arma de fogo. A vítima morreu no local.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que ele estava afastado do serviço para tratar de um problema de saúde.
Investigação e denúncias
Segundo o Órgão, um inquérito policial sobre a morte de Daniel foi instaurado na 11º delegacia do departamento, “unidade especializada em investigar crimes contra agentes de segurança público do Estado”.
Conforme ainda a Secretaria, a população pode ajudar nas investigações da Polícia sobre o caso ao repassar informações por meio dos números 181, o Disque-Denúncia da SSPDS ou para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento. Conforme a Instituição, o sigilo e o anonimato são garantidos.
Policias mortos em Fortaleza
Daniel é mais um dos policiais mortos em Fortaleza durante uma tentativa de assalto. Na madrugada de hoje (13), o 3° Sargento PM Nílton César Vieira Lopes, de 43 anos, foi assassinado a tiros no bairro Jangurussu, em Fortaleza.
Nílton, conforme a Polícia Militar, estava retornando para casa quando foi abordado por assaltantes no Parque Betânia. O PM reagiu à ação dos suspeitos e trocou tiros com o grupo, que revidou e atingiu a vítima. A família do policial informou que, mesmo baleado, ele correu para um matagal e pediu reforço ao Ciops em uma ligação, mas foi alcançado e executado a tiros.
No último sábado (6), o policial morto em uma tentativa de assalto se chamava Francisco Augusto da Silva, de 46 anos. O PM foi assassinado, também a tiros, no Bairro Vila Manoel Sátiro, quando saía de casa para trabalhar.