Mais de 1,1 mil ocorrências de furto de cabos de semáforos foram registradas de janeiro a novembro deste ano pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O dado supera em mais de 170% as ocorrências de todo o ano passado, quando foram contabilizadas 439 ações criminosas do tipo.
"A gente precisa tomar uma medida mais enérgica", reconhece o prefeito da Capital, José Sarto (PDT). Segundo ele, neste momento, há, pelo menos, 20 semáforos "apagados" na cidade por falta de cabeamento. "A gente está repondo [os cabos], mas tendo prejuízos enormes", disse o gestor.
Sarto acrescentou ainda que deve reforçar a demanda com o Governo do Estado, que é o responsável por garantir a segurança pública. A própria AMC também afirmou que atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para a identificação dos suspeitos, além de registrar boletins de ocorrência e monitorar os atos criminosos em mais de 600 câmeras de vigilância.
"Para que a gente não prenda apenas aquele cara que está ali, às vezes, para furtar um fio para usar ou trocar por droga. A gente precisa chegar ao receptador, que é aí que está o grande negócio", afirmou o prefeito.
Só neste ano, os furtos causaram um prejuízo de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos municipais.
Maioria dos furtos é no Centro
O órgão que ordena o trânsito também informou que o último mês de novembro foi o segundo que mais registrou furtos de cabos de semáforos, com 179 ações criminosas. A maioria delas (114) foi cometida no centro da cidade. Os bairros Benfica, Farias Brito e Papicu também foram os que mais concentraram ocorrências nesse mês.
Os cruzamentos semaforizados mais afetados, foram:
- Av. Duque de Caxias x R. Tereza Cristina
- R. Princesa Isabel x Av. Duque de Caxias
- R. Clarindo de Queiroz x R. Princesa Isabel
- R. Pe. Mororó x R. São Paulo
- R. 24 de maio x R. Clarindo de Queiroz
Balanço das ações criminosas
Veja, a seguir, o balanço dos registros de furtos de cabos semafóricos, segundo a AMC.
Furtos em 2021
Janeiro: 4
Fevereiro: 4
Março: 48
Abril: 126
Maio: 58
Junho: 44
Julho: 1
Agosto: 0
Setembro: 5
Outubro: 43
Novembro: 47
Dezembro: 59
Furtos em 2022
Janeiro: 61
Fevereiro: 74
Março: 105
Abril: 84
Maio: 205
Junho: 116
Julho: 55
Agosto: 120
Setembro: 91
Outubro: 108
Novembro: 179