Ameaça de facção suspende aulas em duas unidades escolares de Quixeramobim

Estudantes do bairro Conjunto Esperança foram levados de volta para casa quando chegaram aos locais de ensino

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Quixeramobim, no Sertão Central do Estado, a 212 Km de Fortaleza, suspendeu aulas de duas unidades escolares do bairro Conjunto Esperança durante esta terça-feira (22). 

A razão seria em decorrência de uma suposta ameaça de facções criminosas na região, que haviam exigido que a Escola de Ensino Fundamental Dona Mundoca e o Centro de Educação Infantil Zaine Belém não abrissem as portas e recebessem estudantes. 

De acordo com a responsável pelo setor de ensino fundamental da Secretaria, Luciana Fernandes, o órgão determinou a suspensão das aulas nesses dois local "por uma questão de segurança dos alunos" e após o assassinato de dois jovens no município.

"Houve uma orientação de um grupo que os alunos fossem enviados para casa, então a Secretaria enviou o transporte e os alunos retornaram às suas residências", disse Luciana Fernandes, ao pontuar que a suspensão das aulas ocorreu apenas no bairro Conjunto Esperança; as aulas nas outras instituições e bairros foram garantidas e estão acontecendo normalmente.

O 9º Batalhão da PM, responsável pela região, afirmou que a orientação pelo fim das aulas foi dada pela Secretaria de Educação e não havia relação com a Polícia Militar, ainda que tivessem sido enviados efetivos para garantir os estudos das crinças e adolescentes. Segundo um PM do local, as ameaças surgiram nas redes sociais, mas não houve "nada de concreto".