Projeto da Rede Globo realizou 1º Dia Temático com alunos de escolas estaduais e municipais em Caucaia
Caucaia. Conciliar o conhecimento adquirido na sala de aula com a prática é fundamental para melhorar o aprendizado dos alunos da rede pública de ensino. E para isso, estudantes realizaram uma programação especial durante o 1º Dia Temático do projeto Amigos da Escola, criado pela Rede Globo. Ontem, 300 alunos de Caucaia e Fortaleza visitaram e tiveram aula prática sobre meio ambiente e educação no Parque Botânico do Ceará, mantido desde 1996 pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). O local, destinado a preservar a diversidade de plantas nativas e exóticas, foi o encanto dos alunos. Muitos deles nunca tinham visitado o parque e ficaram deslumbrados com a natureza “escondida” próxima aos centros urbanos.
O objetivo da visita é iniciar as atividades de educação ambiental partindo da aproximação com o meio ambiente, para a troca de informações sobre os ecossistemas, com destaque para a importância de sua manutenção como garantia da qualidade de vida da população, trabalhando o conceito de sustentabilidade. A visita dos alunos foi acompanhada pelo biólogo do Parque Botânico, Kleiton Lima Silva.
A programação dos alunos foi iniciada com um filme educativo sobre as fontes de energia. Depois, estudantes e professores seguiram pelas trilhas do parque e conheceram a vegetação, além das explicações sobre cada ponto de visitação do parque. Conforme o geógrafo do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Júlio César de Sousa Cavalcante, o objetivo principal das atividades realizadas em conjunto com as escolas é promover a conscientização dos alunos e garantir uma melhor qualidade ao meio ambiente.
De acordo com o professor de História da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Aluísio Lorscheider, Adams Barreto, a visita dos alunos representa a possibilidade de visualizar e ter contato com o conteúdo das disciplinas ministradas em sala de aula. “Eles têm uma imagem tipicamente urbana e o Parque Botânico foge à essa realidade. É melhor para o aprendizado deles”, garante o professor.
Para o biólogo do Parque Botânico do Ceará, todos os meses o espaço recebe a visita de mais de 500 alunos, sejam de escolas públicas, particulares além de várias Universidades do Estado, como também ONGs e empresas. “Aqui é uma oportunidade para que as pessoas possam conhecer e valorizar a flora do Estado. Não temos somente a vegetação típica da caatinga.
No Ceará, o projeto Amigos da Escola é realizado pelo núcleo composto pelo Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Conforme a assistente de planejamento da TV Verdes Mares, Yana Cavalcante, são realizadas quatro Dias Temáticos pelo projeto Amigos da Escola. A previsão é que o próximo evento do tipo seja realizado em junho.
Projeto
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo, incluindo as emissoras afiliadas, como a TV Verdes Mares, e tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica no País. O projeto estimula o envolvimento de todos os profissionais da educação, alunos, familiares e também a comunidade nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.
O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.
O projeto utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública, inserida no seu papel de educação formal e centro da comunidade. Além disso, o projeto Amigos da Escola desenvolve ferramentas úteis para os estabelecimentos de ensino que realizam ou pretendem realizar atividades com voluntários.
Os voluntários são mobilizados por meio de campanhas na TV para informar a população sobre as escolas que estão interessadas em receber o trabalho; divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo; promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos; contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades escolares.
ENQUETE
O que você mais gostou no Parque Botânico do Ceará?
Gisllanny Uchôa
14 ANOS
Estudante 9º ano
"Nunca tinha vindo aqui. Só conhecia o parque botânico do Rio de Janeiro e acho importante preservar o meio ambiente"
Etevaldo Souza
15 ANOS
Estudante 8º ano
"É a segunda vez que venho. E acho que todos devemos cuidar muito bem do meio ambiente. É importante para os animais"
Anaquêlle Paz
14 ANOS
Estudante 9º ano
"A gente vive no questionamento do dia-a-dia e esquece que tem uma natureza muito perto da gente"
Aline Oliveira
16 ANOS
Estudante 3º ano
"É a segunda vez que venho e relembrei de muitas coisas que já conhecia e outras aprendi novamente"
Geovânio Souza
18 ANOS
Estudante 2º ano
"Achei tudo muito ótimo no parque. É importante cuidar do meio ambiente e dos animais, manter a preservação"
Eugênia do Nascimento
13 ANOS
Estudante 8º ano
"Achei muito legal. Aqui tem muitas plantas e a gente aprende sempre mais. É ótimo para o nosso conhecimento"
MAURÍCIO VIEIRA
Repórter
Mais informações:
Parque Botânico do Ceará
numa@sfiec.org.br
(85) 3342.3060
Projeto Amigos da Escola
www.amigosdaescola.globo.com