Profetas da chuva se encontram em evento na região dos Inhamuns

O encontro está na terceira edição e visa unir o saber popular e o saber científico em Tauá

O dia 13 de dezembro é comemorado o dia de Santa Luzia. Para os profetas da chuva é dia de realizar o experimento das “pedras de sal”, que consiste em colocar as pedras nos parapeitos das janelas e esperar que recebam a umidade durante a madrugada. As seis pedras correspondem aos seis primeiros meses do ano seguinte. 

A data culmina com a realização do III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns que segue com atividades até sexta-feira (14). O evento nasceu da vontade de “gerar harmonia entre a cultura popular e o saber científico”, explica Felipe Monteiro, organizador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Tauá

O encontro é organizado pelos campi de Tauá e Boa Viagem do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras dos Inhamuns (CECITEC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Além das oficinas com os profetas Valderez de Lima e Antônio Alves de Lima (Totonho da Barra Nova), o evento conta com atividades culturais e feira de artesanato.  

Programação 

As atividades do evento se dividem em três locais: IFCE de Tauá ((R. Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris), CECITEC/UECE Tauá (BR-020, Bezerra e Sousa) e o Parque da Cidade (R. Temístocles Fialho, 170, Centro), que recebe as atrações culturais noturnas. 

Além dos profetas da chuva o encontro traz as oficinas: “Raizeiras: tratamentos populares” e “Elaboração de cordéis”, com a presença de Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré, e Sâmia Lima, aluna do curso de Letras do IFCE. As oficinas acontecem pela parte da tarde e é aberta a toda população. 

Na sexta-feira, a partir das 8h, o evento acontece no auditório do IFCE de Tauá, com feira de artesanato, repentistas, análise dos prognósticos da Funceme e dos profetas da chuva e muito forró com Pedrinho do acordeon, Sara do acordeon (aluna do campus de Tauá) e o cantor Franzé Mota. 

Previsão 

As chuvas que banharam e deram um pouco de alívio ao cearense nas últimas semanas anunciam que se aproxima o tão esperado inverno. É neste período que muitas das profecias acontecem, profecias essas que nada mais são do que “experiências de observação da natureza”, como pontua Monteiro. 

> Volume de chuvas diminui no Ceará nas últimas 24 horas; Meruoca se destaca com 42mm

> Seca no Ceará coloca 22 municípios em estado de emergência

Algumas das experiências realizadas pelos profetas da chuva como a observação dos movimentos das formigas, onde elas fazem o formigueiro, em que local os pássaros criam os ninhos, qual direção o João de Barro faz a casa dele e até mesmo a observação da Estrela d’Alva. 

O experimento das “pedras de sal” não é a experiência preferida de Valderez de Lima, profeta da chuva de Tauá, mas costumava ver a avó fazê-la. As pedras do profeta não amanheceram úmidas, porém, juntamente com a observação dos pássaros e da Estrela d’Alva, deu o prognóstico: “vamos ter chuva, mas não teremos inverno normal”. 

Serviço 

III Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns  

Data: 13 e 14 de dezembro de 2018.  

Local: IFCE Tauá (R. Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris), CECITEC/UECE Tauá (BR-020, Bezerra de Sousa) e Parque da Cidade (R. Temístocles Fialho, 170, Centro).  

Gratuito 

Contato: (88) 3437-4249