Padre Alencar Peixoto é tema de livro

Crato. O advogado e escritor caririense José Peixoto Júnior, radicado em Brasília, acaba de publicar o seu quarto livro. Trata-se de “Padre Peixoto – Intelectual, Político, Sacerdote”. Segundo o autor não se trata de biografia, apenas dados, encadeamento de fatos e transcrições sobre este sacerdote, cratense de nascimento, fundador de colégios e jornais, professor de línguas clássicas e modernas e figura fundamental na luta pela emancipação política de Juazeiro do Norte que, até 1911, pertencia a Crato.

Na obra, José Peixoto Júnior resgata a produção intelectual do padre Alencar Peixoto, que escrevia sonetos e trabalhos em português, inglês, latim, francês e italiano. Além disso, o sacerdote deixou alguns livros escritos, dentre os quais: “Juazeiro do Cariri” e “À Margem de um Livro”. Alencar Peixoto era um polemista exaltado, como prova seus artigos publicados no jornal “O Rebate”, que circulou durante algum tempo em Juazeiro do Norte.

Segundo o historiador Napoleão Tavares Neves, o livro de José Peixoto é um trabalho meritório que objetiva tirar do anonimato e, do quase esquecimento, a vida de um homem afirmativo e polivalente.

Quem é quem

De acordo com pesquisa feita pelo historiador Armando Rafael, padre Joaquim de Alencar Peixoto nasceu no Crato no dia 26 de abril de 1871, oriundo de tradicionais famílias caririenses. Fez os primeiros estudos na sua cidade natal, onde aprendeu português, francês, latim e grego, com o padre Joaquim José Teles Marrocos, no Colégio Venerável Ibiapina. Aos 19 anos estudava no Seminário São José, no Crato.

Ao lado de Padre Cícero e Floro Bartolomeu da Costa, padre Alencar Peixoto formou o trio que coordenou a ação política do movimento pró-emancipação de Juazeiro da jurisdição do Crato, em 1911.

Mais informações: Interessados em adquirir o livro ´Padre Peixoto-Intelectual, Político, Sacerdote´ podem entrar em contato com o autor. E-mail: zedezeca@terra.com.br. Endereço: SQN 202 bloco G apto. 609. Brasília (DF) CEP 70832-070.